top of page
tranzine.gif

Edição #7
Rio de Janeiro, 2004

Confira entrevista com o DJ de house do Rio

Entrevistamos o DJ Candelot, DJ do Galeria Café (Rio)

Intelligent Dance Music

E sua música atemporal

Este é apenas o meu filme preferido...

Por que as igrejas estão cada vez mais vazias 

Toda forma de amor vale a pena

TAGS: cultura, músicamúsica eletrônica, vídeos

podcast.jpg
DKANDLE_Tranzine.jpg

“DKANDLE tece paisagens sonoras transcendentes vibrantes e multicoloridas, misturando texturas Shoegaze difusas e reverberantes, meditações Dream Pop hipnotizantes, tons Grunge lamacentos e tensões Post-punk temperamentais, intensificadas com lirismo comovente e vocalizações emotivas e pensativas”

Eis mais um rótulo entre tantos aplicados à musica eletrônica. Mas assim como a Intelligent Dance Music, ou IDM (também chamado de Intelligent Techno) se torna mais e mais popular, também se torna mais e mais claro que o nome do estilo não é exatamente perfeito. O problema é que ele pressupõe que outros tipos de dance music também não sejam inteligentes...

Quais são as maiores características do IDM?

::: Músicas atonais, que usam sons estranhos, bizarros, barulhos, samples obscuros. Batidas achatadas, linhas de sintetizador recortadas. Eletrônica na sua mais pura essência.

::: Músicas que desafiam convenções rítmicas. Muitos dos bons IDMs incluem linhas de jungle sombrias e traços de ambient com muitas curvas, inícios e paradas repentinos, experimentalismo. É um free jazz eletrônico.

::: Artistas que geralmente não têm interesse em aparecer em fotos, não se importam com releases e matérias pré-fabricados, usam cópia heliográfica na arte da capa, não ligam para formalismos de relação gravadora/mídia, têm homepage simples, usam a tecnologia mais moderna, inventam seus próprios sintetizadores.

::: Músicas cerebrais e dificilmente dançantes. Aphex Twin é considerado o pai do estilo. Outros caras que navegam pelo estilo são o brasileiro Amon Tobin, o russo Fizzarum e o americano Twine.

(EDIT 2024: Atualmente este nome caiu em desuso, embora ainda seja usado. O Aphex Twin criticou o nome pois ele supõe que só este gênero é inteligente... Eles então passaram a definir o estilo como "Braindance").

Você curte IDM?
Deixe seu comentário
abaixo

página anterior: PERGUNTAS BÁSICAS PARA DJ CANDELOT

próxima página: MAY EAST

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR:

ELECTRONICA TIMELINE
Dos primórdios até

os dias atuais

HISTÓRIA DO TECHNO
De Detroit para
o mundo

bottom of page