top of page
tranzine.gif

JORNAL NACIONALPROTEGE BUSH

Edição #11
Rio de Janeiro, 2008

podcast.jpg
DKANDLE_Tranzine.jpg

“DKANDLE tece paisagens sonoras transcendentes vibrantes e multicoloridas, misturando texturas Shoegaze difusas e reverberantes, meditações Dream Pop hipnotizantes, tons Grunge lamacentos e tensões Post-punk temperamentais, intensificadas com lirismo comovente e vocalizações emotivas e pensativas”

TAGS: ativismomídia, política, vídeos

Na última visita do Bush a Londres, houve milhares de manifestantes protestando contra a sua visita. Polícia dando porrada, jogando gás lacrimogêneo, pessoas jogando pedras e pedaços de paus contra os policiais, centenas de prisões, algo simplesmente impossível de não ser notado. Todas as emissoras de televisão do mundo noticiaram o evento, menos o Jornal Nacional. Eles também mostraram a visita do Bush à Londres, mas só mostraram o discurso do Bush (traduzido) e não mostraram uma única imagem do protesto! A única coisa que eles fizeram foi comentar, no final: "Cerca de 30 arruaceiros foram presos ao redor do palácio." (Oi?)

 

Cara, esse tipo de jornalismo está uns 20 anos atrasado... Eles estão agindo como no tempo da ditadura. Se não houvesse manipulação, eles teriam mostrado o protesto em Londres, porque num fato jornalístico todos os lados devem ser mostrados; qualquer jornalista novato sabe disso. Mas esses jornalistas só obedecem a ordens... Isso veio de cima, foi alguém em algum cargo muito alto na Globo que mandou não mostrar o protesto. E para quem só assistiu o Jornal Nacional (o que é o caso de milhões de pessoas), a visita de Bush a Londres foi bem-vinda, pois a reportagem "por acaso" só mostrou imagens dele sendo aplaudido pelo auditório onde faria o discurso (que aliás teve longos trechos traduzidos) e ele tomando chá com a rainha.

 

A Globo poderia até se defender dizendo: "Ah, o jornal é muito curto e não dá tempo de mostrar tudo", mas mostraram longamente o brinde da rainha (desnecessário) e o discurso do Bush que durou vários e vários segundos... Qual o critério que eles usaram para noticiar isso e outras coisas não?...

 

Antigamente poderíamos dizer que isso era coisa do Roberto Marinho (o fundador da Rede Globo, conhecido como o "Cidadão Kane do Brasil" por causa do seu monopólio sobre veículos de comunicação), mas agora ele morreu e a Globo continua a mesma... A evidência é que a Rede Globo tentou vender uma imagem positiva do Bush. Isso não foi gratuito...

 

O que há por trás disso tudo, realmente?...

A Globo é capitão do mato da elite financeira mundial?
Deixe um comentário abaixo

página anterior: HISTÓRIA DO TECHNO
próxima página: ENTREVISTA COM WRY (EDIÇÃO #12)

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR:

O JORNALISMO ME DECEPCIONA
Manipular é a regra, desinformar é o lema

A NOVELA DO BEIJO GAY NA GLOBO
O que é mais promíscuo, o beijo gay ou a  relação entre a Globo e o Bispo?

ASSINE PARA ATUALIZAÇÕES
SEJA INFORMADO EM PRIMEIRA MÃO SOBRE NOVAS EDIÇÕES 

Obrigado!

bottom of page