Edição #3
Rio de Janeiro, 2000
Música eletrônica
com influências orientais
Cabeça feita!
Um lugar onde milhões de animais vivem e morrem como se estivessem em um campo de concentração
Aceite nosso Deus
ou sofra as consequências!
Um pedido?
Não, um direito.
Documentário põe em cheque:
Kurt Cobain se matou ou foi assassinado?
Vídeo publicitário mostra como a internet vem moldando o comportamento dos jovens
“DKANDLE tece paisagens sonoras transcendentes vibrantes e multicoloridas, misturando texturas Shoegaze difusas e reverberantes, meditações Dream Pop hipnotizantes, tons Grunge lamacentos e tensões Post-punk temperamentais, intensificadas com lirismo comovente e vocalizações emotivas e pensativas”
TAGS: cultura, música, rave, vídeos
O vídeo abaixo foi produzido pela agência Box 1824, que é especializada em pesquisa e mapeamento de tendências em todo o planeta. Como o próprio nome indica, os jovens de 18 a 24 anos são o principal objeto de estudo. O resultado foi esse vídeo de cerca de 10 minutos que explica as características e as influências do jovens, desde a geração Baby Boomers (anos 40 e 50) e a Geração X (anos 60 e 70) até chegar à geração dos Millenials (anos 80 e 90).
O que eu tenho a dizer sobre esse vídeo é que ele é muito interessante e informativo do ponto de vista de um estudo cultural, mas é um tanto estereotipado em certos aspectos. Ele dá a entender que é uma característica só dos Millenials poder ser várias coisas ao mesmo tempo, o que é uma generalização um tanto vazia. Eu mesmo sou da Geração X, mas como os chamados Millenials, odeio estereótipos, sou conectado o tempo todo na internet, trabalho com o que gosto e também sou várias coisas ao mesmo tempo: editor de zine, guitarrista e vocalista de uma banda de rock, escritor, etc. Acho que, se for pela descrição deles, sou muito mais Millenial do que X...
Apesar de alguns da Geração X fazerem jus a este rótulo (são os fundamentalistas do tipo "Roqueiro tem que ouvir só rock, senão é traidor do rock'n'roll!" [Isso é tão... 80's, rs]), por outro lado também há muitos da minha faixa etária que são tão tecnológicos e livres desse tipo de patrulhamento ideológico quanto os Millenials. Além disso, conheço muitos Millenials que são mais caretas do que a minha avó, idealizando um mundo sem drogas, homogeneizado e evangelizado.
Ah, e o vídeo também esqueceu de abordar outros temas muito influentes para a formação cultural da juventude de hoje, como a Aids e as drogas sintéticas, por exemplo. Portanto, não é bem assim como o vídeo mostra. Mas de qualquer maneira, ele é bastante válido para dar uma geral no assunto (tanto é que estou publicando aqui no zine ;). Confira!
Qual a melhor geração de todas?
Dê sua opinião
abaixo
página anterior: KURT & COURTNEY
próxima página: ENTREVISTA COM SNOOZE (EDIÇÃO #4)
VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR:
DÊ-NOS UM ESPAÇO!
Um pedido?
Não, um direito.
A ERA DE OURO MUSICAL
Por que vivemos na melhor época musical de todas
EXECUTIVOS, TOMEM VENENO!
Esta é a receita de Oliviero Toscani por um mundo melhor
MILLENIALS FEELINGS
Vídeo publicitário explora o comportamento da juventude moldado pela internet