Edição #16
Lisboa, 2011
“DKANDLE tece paisagens sonoras transcendentes vibrantes e multicoloridas, misturando texturas Shoegaze difusas e reverberantes, meditações Dream Pop hipnotizantes, tons Grunge lamacentos e tensões Post-punk temperamentais, intensificadas com lirismo comovente e vocalizações emotivas e pensativas”
TAGS: ativismo, cultura, ecologia, entrevista, música, música eletrônica, rave, underground, vídeos
Grant T. Garden trabalha para raves na Inglaterra, fazendo do Sol a fonte não poluente (e gratuita) que gera a energia que alimenta a música das raves em que atua. Tem tudo a ver com a cultura psicodélica, no entanto essa prática ainda é muito pouco utilizada em festas. A música gerada pelo Sol é uma música especial, porque ela não poluiu nem devasta o ambiente para ser gerada, não causa impacto ambiental, e é alimentada diretamente pela fonte de toda a vida, o Sol.
Entrevista por Jennie Postman
Traduzido por Denis Kandle
- Por que você está aqui no VOOV Festival?
Porque eu quero trazer a ideia de energia solar para a cultura psy-trance. Porque a cultura que ocorre nesses eventos não é 'verde' ainda e precisa ser. Não vejo nenhuma evidência de cultura verde por aqui.
- Existe uma cultura trance verde na Inglaterra?
Acho que há mais pessoas na Inglaterra envolvidas com a cultura trance que estão se conectando com a Natureza. Estão tornando-se vegetarianas, vendo-se como 'verdes', ou pelo menos mais verde. Isso tem a ver com um estado de consciência mais elevado sobre Gaia e sobre nós mesmos, é claro. É uma estranha contradição que o movimento psy-trance não seja verde ainda. Sem sombra de dúvidas existe uma conexão entre a psicodelia e a cultura verde, pois ser psicodélico geralmente leva a uma identificação com a ideologia verde.
- Você nunca teve problemas com geradores?
Bem, nós não usamos geradores. A regra é essa: sem geradores.
- Mas e se chover o tempo todo?
Nós temos muitas baterias, então se estiver escuro ou chovendo ainda temos muita energia extra nas nossas baterias previamente carregadas.
- Qualquer um pode usar sistema de som gerado por energia solar?
Claro!, qualquer um pode. Muitas pessoas entendem isso na hora em que vêem o lance todo acontecendo. Elas nunca viram nada parecido antes mas captam a coisa na mesma hora. É tão simples: painéis solares, baterias de carro, amplificadores; isso é tudo que você precisa!
- Você realmente acha que haverá uma mudança de mentalidade?
Essa mudança tem que vir de qualquer maneira. As pessoas precisam começar a fazer essa mudança. E não existe nenhum perigo! É verde, bonito e não polui!
- Qual a atual situação política com relação às raves na Inglaterra?
Fazer bons festivais no Reino Unido hoje em dia está se tornando cada vez mais difícil. Temos que pagar a maior grana para políticos locais e para a polícia. É cheio de regulamentos e controles. É tão caro fazer legalmente que apenas grandes promoters comerciais podem fazer agora. Tudo é lei e regulamento: saúde e segurança. Você tem que fazer de modo tal, e se não fizer, não pode seguir em frente. Então as pessoas não fazem mais festas livres. A polícia não deixa. Eventos comerciais ainda acontecem, mas existe muito pouca coisa underground acontecendo. Por isso muitos viajantes britânicos têm viajado para outros países europeus, tipo Alemanha e Holanda, onde é muito mais aberto e liberal, com mais potencial para evoluir. Acho que na Inglaterra chegamos a um ponto de 'massa crítica' agora e não tem mais para onde ir.
Você já foi a alguma edição do
VOOV Festival?
Comente abaixo
página anterior: CONCEITO X METÁFORA
próxima página: COMENTANDO O CONTO 'DE CORAÇÃO'